A busca por qualidade de vida e alimentos mais saudáveis e frescos no ponto de venda têm revolucionado o varejo em todo mundo.
Especialistas apontam que o sucesso da comida orgânica, novas categorias de produtos saudáveis, alimentos produzidos localmente e espaços especializados no PDV estão entre as principais mudanças do retail marketing.
Para Philippe de Mareilhac, CEO global da Market Value, agência focada em Design e Arquitetura de Varejo da multinacional francesa Team Creátif, o movimento assinala uma clara tendência: a busca por “comida de verdade”.
Segundo o especialista, a tendência veio para ficar porque os consumidores querem esta mudança. “Eles precisam acreditar e ter uma causa. A nova geração realmente se importa com a questão da sustentabilidade no ponto de venda. É uma revolução e uma realidade global”, diz.
O executivo francês aponta 6 tendências que já estão se consolidando no varejo europeu e já são vistas e aplicadas com sucesso no Brasil. Confira:
1- Orgânico é básico: alimentos orgânicos já são considerados básicos em diversos pontos de venda. A francesa Casino (controladora do Grupo Pão de Açúcar), por exemplo, tem bandeiras como a Naturalia e a Naturalia Vegan para atrair clientes mais exigentes com a origem de seus produtos. “A saúde é a chave central, com as empresas desenvolvendo novos categorias abaixo dela”, explica.
2- Produção local: redes de varejo estão oferecendo alimentos produzidos a curtas distâncias e destacando isto na sua comunicação. É uma forma de evitar gastos com transporte, diminuir a emissão de poluentes e incentivar a economia da região. “Muitos mercados colocam em destaque quando seus produtos são cultivados há não mais que 20 quilômetros das lojas onde são vendidos. As pessoas querem a procedência e dar valor ao produtor local”, comenta.
3- “Homemade”: o conceito de “feito em casa” tem se difundido nas redes varejistas. Os clientes gostam de ver produtos sendo fabricados, como se estivessem na cozinha de casa. Na loja-conceito do Carrefour Pamplona, em São Paulo, a prática já foi adotada na produção de pães, sushis, entre outros alimentos.
4- Cantos especializados: criar espaços especializados dentro do ponto de venda é uma forma de demonstrar qualidade e know how. Espaços como “sushi corner”, “italian gourmet” e “chocolate belga” estão presentes em diversos supermercados da Europa. “Os varejistas têm montado pequenos ‘corners’ de produtos orgânicos ou frescos. Tudo vai ficando mais específico” conta. Em São Paulo, a loja Eataly, de produtos de origem italiana, é um exemplo desta prática.
5- Food Entertainment : comida virou entretenimento. Não só nos programas de TV e nas casas das pessoas, mas no varejo também. “As lojas estão montando experiências que vão além de simplesmente oferecer comida. Fica mais interessante e excitante ir ás compras”, conta Philippe de Mareilhac.
6- Sem desperdício: fazer compras como antigamente, de produtos a granel, é uma das tendências do varejo global, de acordo com o especialista. Os consumidores querem menos embalagens, menos rótulos, menos desperdício. “Na Europa, a venda de produtos a granel voltou a ser extremamente popular, mesmo para produtos que não eram vendidos assim tradicionalmente. Em muitos lugares, você leva sua própria garrafa de uísque e paga para enchê-la, em vez de comprar uma nova. Com o azeite, a mesma coisa”, conta o CEO da Market Value.
(Por NoVarejo – Marcelo Brandão) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM