Quem tem uma dieta alimentar restritiva por questões de saúde ou por escolha pessoal sabe como as idas ao mercado podem ser desgastantes. Além de se ter que inspecionar as embalagens de cada produto com muita atenção, as opções oferecidas costumam ser escassas e tabeladas com preços não tão amigáveis. Essa é uma realidade para todos aqueles que são alérgicos ao glúten, intolerantes a lactose, que não consomem açúcar, quem é vegano ou quem segue outro tipo de dieta.

O economista Henrique Zanuzzo, 28, nunca teve contanto com nenhuma dessas restrições.

No entanto, quando seu amigo de infância, o administrador Lucas Marin, 28, chegou até ele contando sobre a dificuldade que sua tia, que é celíaca e não pode ingerir gllúten, tinha para encontrar alimentos que pudesse consumir, os dois viram que essa poderia ser uma oportunidade de empreender.

Juntos, eles se uniram ao administrador Luis Fontes, 29, e idealizaram, em junho de 2014, a OneMarket, uma plataforma de clubes de assinatura de caixas para quem têm alimentação saudável ou restritiva. Há opções de comidas sem glúten, sem açúcar, sem lactose e veganas.

“Nós começamos a analisar o mercado e vimos que essas dietas exigem alimentos muito restritos, difíceis de serem encontrados em redes tradicionais de mercado e que são muito caros. Como nosso investimento inicial era baixo (R$ 30 mil) e não tínhamos como abrir um e-commerce, pensamos no modelo de clube de assinatura, pois assim poderíamos trabalhar com preços menores e ter mais variedade de produtos para nossos clientes”, diz Zanuzzo.

Após 15 dias de conversa e de estudos, o trio paulistano deu o passo inicial para alavancar a OneMarket. “Em julho de 2014, lançamos uma fanpage explicando o que seria a empresa e captamos os e-mails de quem tinha interesse na proposta. Em três dias, já tínhamos recebido contato de pessoas querendo fazer parceria com a gente”, afirma o administrador, que, logo em seguida, pediu demissão da empresa de consultoria em que trabalhava e foi se dedicar integralmente ao novo projeto.

Em outubro do mesmo ano, o serviço começou a funcionar de fato, mas com o nome de GlutenFree Box – naquele primeiro momento, só havia a opção de caixa sem glúten.

Após dois aportes financeiros que somaram mais de R$ 3 milhões e aperfeiçoamentos da plataforma, a OneMarket foi sendo estruturada para assumir a forma que tem hoje e oferecer, além da caixa Glutenfree, a Lacfree (sem lactose), Sugarfree (sem açúcar), Vegana e a One (saudável). No próximo mês, eles irão lançar a caixa de produtos orgânicos.

OneMarket (Foto: Divulgação)

Os cinco clubes de caixa são mensais e têm tamanhos variados (há opções que vão de 9 a 11 produtos até 18 a 20). Elas também apresentam diferentes valores de assinatura em planos anuais, semestrais, trimestrais e anuais conforme o interesse do cliente.

Por exemplo, enquanto a assinatura mensal da Vegana Box sai R$ 79,90, a LacFree tem valor de R$ 99,90. “Junto a nutricionistas, nós fazemos a curadoria dos produtos que vão dentro de cada caixa. Para escolher os alimentos, nós levamos em conta o que cada tipo de consumidor busca mais. Ou seja, para quem consome a GlutenFree, nossa proposta é oferecer mais opções de pães, bolos e massas, por exemplo”, diz Zanuzzo.

No ano passado, o trio faturou R$ 4,2 milhões com o serviço, que realiza entregas para todo o Brasil.

A caixa que mais saiu em todo esse tempo foi a GlutenFree Box, o primeiro produto ofertado pela OneMarket. “Mas as caixas Vegana e a Sugarfree – que foram incluídas em abril de 2017 – também estão fazendo muito sucesso”, afirma o sócio.

Além da caixa de orgânicos, a novidade para o mês de outubro é o lançamento do clube de compras. “Iremos oferecer outro serviço já conhecido lá fora. Pagando por uma mensalidade de R$ 9,90, o cliente poderá ter acesso a um e-commerce com um portfólio que oferece grandes opções para a dieta dele e com preços mais competitivos”, diz Zanuzzo.

Outras ideias de clube de assinatura – como caixas de suplemento e de alimentos com menos carboidratos, por exemplo – ainda estão na mira do trio.

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