A AmBev e o Grupo Pão de Açúcar anunciaram na quarta-feira, dia 31/08, sua participação em programa voltado a supermercados e bares para evitar a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. As iniciativas, cujos investimentos não foram revelados pelas empresas, preveem a solicitação de um documento de identidade a todas as pessoas que aparentarem ter menos de 25 anos de idade no momento da compra.
Desenvolvido pelo Grupo Pão de Açúcar, um sistema operacional bloqueia a venda de bebidas alcoólicas após leitura do código de barras. A liberação só é feita após ser informada a data de nascimento do cliente. A medida será adotada em 395 lojas da varejista nos Estados de São Paulo e Paraná. Até o final de outubro, o sistema estará disponível em todo o País.
“Não nos interessa o lucro proveniente de vendas (de bebidas) para menores de idade e para quem bebe e dirige”, disse Milton Seligman, vice-presidente de Relações Corporativas da AmBev. Segundo o executivo, as empresas acompanharão os resultados do programa por meio de pesquisas sobre consumo de bebidas alcoólicas.
Seligman afirmou que esse modelo de parceria deve ser ampliado para outras redes varejistas do País. “Tenho certeza que outras redes vão adotar”, disse ele. O Walmart divulgou, também ontem, que, há quatro anos, utiliza um sistema que bloqueia a venda de bebida alcoólica para menores de idade, nos mesmos moldes da ferramenta desenvolvida pelo Pão de Açúcar. O sistema, segundo a companhia, funciona em 120 hipermercados da rede no País.

(Por Portal Exame) varejo, Núcleo de Estudos do Varejo