Não é novidade que os consumidores estão cada vez mais ocupados e com a pressão do tempo cada vez maior, eles têm preferido fazer compras rápidas e de conveniência em lojas próximas de casa. A novidade é que muitos consumidores também têm buscado os hipermercados para essas compras de conveniência.

Estudo recente da dunnhumby revela que mais de 60% das compras em grandes lojas, em todo o mundo, contêm menos de seis itens. Embora grandes compras ainda respondam pela maior parte do faturamento dos hipermercados, a experiência de consumo para cestas de pequeno e médio porte é fundamental para varejistas tradicionais, respondendo por 35% das vendas globais.

Outro dado é que, em média, no mundo houve um declínio de 2% no número de grandes compras, considerando todos os formatos. Por outro lado, houve um aumento de 2,5% ao ano nas compras em pequenas quantidades, com crescimento na frequência de ida ao ponto de venda. Mas essas compras de pequeno volume crescem em ritmos diferentes em cada região do mundo. A América Latina tem o maior percentual de aumento: 11%. Já na Ásia é 3% e na Europa é 7,5%.

A orientação da dunnhumby é para as lojas se atentarem a essa mudança de comportamento de seus clientes e adequar seu atendimento, a fim de não perdê-los. Ter lojas com layout e disposição de produtos que facilite o processo de compra da cesta de conveniência é um exemplo.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo e varejo, retail lab, ESPM