Até o final deste ano, a Mondelez – dona de marcas como Lacta e Diamante Negro – pretende instalar geladeiras para conservação de chocolates em mais 300 supermercados de bairro da região Nordeste. Com isso, a companhia deve dobrar o número de lojas que já contam com o equipamento. Em unidades onde as geladeiras já estão instaladas, o volume de vendas tem alta superior a 50%. Isso ocorre devido à possibilidade de ampliar o sortimento de chocolates, já que o clima da região não é favorável a esses produtos.

O foco da expansão no número de refrigeradores, que não têm custo para o varejo, são lojas sem sistema de ar-condicionado, localizadas no interior da Bahia, de Pernambuco e da Paraíba. A região Norte também está na mira da companhia. “São áreas muito quentes, onde a temperatura costuma superar os 30º C o ano todo. No verão, a situação é ainda pior, prejudicando a comercialização de chocolates, especialmente das barras, que são mais sensíveis ao calor”, diz Paula Siqueira, gerente de trade marketing da Mondelez para o Norte e Nordeste.

Até 2013, quando a primeira geladeira foi instalada numa loja nordestina, a Mondelez distribuía na região muito mais caixas de bombons e de Bis do que as barras, já que esses produtos suportam melhor o calor. “As barras derretiam e geravam prejuízo”, reitera a executiva. Por essa razão, as geladeiras foram desenvolvidas exclusivamente para acomodá-las. Os equipamentos medem 70 cm por 1,40 m. A temperatura interna fica entre 18º C e 20º C. “É o ideal para conservar os chocolates, evitando que fiquem duros ou esbranquiçados”, garante a gerente de trade.

As adegas climatizadas para chocolate, como também são chamadas, costumam ser acompanhadas de uma estante com prateleiras para ponto extra. “Nelas, ficam as caixas de Bis e de bombons. As estantes contam ainda com espaço para acomodar a adega”, explica Paula Siqueira.

Com porta de vidro frontal, as geladeiras podem ser abertas pelos próprios clientes. Dentro delas, as barras ficam dispostas em pequenas prateleiras. Comportam de três a cinco quilos de chocolates. A Mondelez criou até um planograma de exposição para o móvel. O ideal é ter reposição diária. Segundo Paula, apesar de funcionar 24 horas, os refrigeradores têm consumo muito baixo de energia elétrica. “As lojas quase não sentem aumento na conta”, afirma.

As geladeiras são fornecidas aos varejistas por meio de contrato de comodato. “O acordo é feito pelos distribuidores da região. Caso desejem devolver o equipamento, o processo é simples e não há multas”, explica Paula. Ainda segundo ela, a Mondelez tem trabalhado num piloto para lojas pequenas. “A ideia é que essas geladeiras sejam menores e fiquem acomodadas sobre balcões”, finaliza.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM