A Natura Cosméticos anunciou na quinta-feira (7) que concluiu a compra da marca britânica de cosméticos The Body Shop, em um negócio estimado em € 1 bilhão.
A Natura disse que adquiriu a totalidade das ações emitidas pela The Body Shop, anteriormente detidas pela L’Oréal.
“Todas as condições precedentes para o fechamento da operação foram cumpridas, incluindo as aprovações pelas autoridades de defesa da concorrência no Brasil e nos Estados Unidos da América”, disse a empresa brasileira.
Com a aquisição da The Body Shop, a Natura informa que dá um passo decisivo para fundação de um grupo de cosméticos multicanal que reúne três marcas fortes – Natura, The Body Shop e Aesop.
Combinadas, as três marcas têm operações em 69 países, 18 mil colaboradores, 3.200 lojas e 1,8 milhão de consultoras, segundo a Natura.
Guilherme Leal, co-presidente do Conselho de Administração da Natura, comemorou a conclusão da transação. “Estamos entusiasmados em receber a The Body Shop no grupo Natura. Esta aliança cria uma combinação de empresas que compartilham um propósito comum e vai muito além das práticas usuais. Uma nova força para o bem está tomando forma”, disse.
As empresas
A The Body Shop foi fundada em 1976 pela empresária britânica Anita Roddick e implantou o fim do teste de produtos em animais. Em 2006, a empresa foi vendida ao grupo francês L’Oréal por £ 652 milhões. A rede de cosméticos focada em produtos inovadores e naturais foi vítima de crescente concorrência de novas marcas oferecendo produtos similares e tem enfrentado forte queda nas vendas, principalmente no mercado britânico.
A Natura foi fundada em 1969 em São Paulo por Luiz Seabra, ainda hoje seu maior acionista.
(Por G1) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM