Após consagrar-se no mercado de alimentação saudável com a Glutenfree Box, a OneMarket, plataforma que reúne clubes de assinaturas com foco em uma alimentação inclusiva, traz aos seus consumidores duas novas opções de assinaturas, a Vegana Box e a Sugarfree Box. Os novos clubes chegam para suprir a necessidade de um público cada vez maior e mais exigente.

O mercado de alimentação saudável está em plena expansão no Brasil. Atualmente, o país ocupa a quinta colocação no ranking de vendas de alimentos e bebidas saudáveis. Estilos de vida como o vegano vêm ganhando mais adeptos e cada vez mais as pessoas têm enxergado a necessidade buscar uma alimentação mais saudável, reduzindo a ingestão de alimentos ricos em açúcar ou gordura. Segundo dados da Euromonitor, a expectativa é que o setor cresça anualmente 4,4% até 2021.

Para Henrique Zanuzzo, CEO da OneMarket, os consumidores que têm restrição alimentar ou optam por não comer determinado tipo de alimento ainda são mal atendidos pelo mercado brasileiro. “Existe uma clara dificuldade de encontrar produtos específicos. Na maioria das vezes, quando os encontramos, as opções são bem limitadas, pois esses consumidores com restrições raramente são o foco das redes tradicionais de varejo. Além disso, os preços dos produtos costumam ser bastante elevados”, conta o executivo.

Vegana Box

A indústria alimentar foi construída sem considerar as necessidades específicas atuais. Muitas pessoas têm optado por parar de ingerir produtos derivados de animais por uma questão de consciência ambiental. Para o executivo, no caso dos veganos, o cenário é bem complicado, pois o leite, o ovo e a carne estão no centro da cultura alimentar e cadeias inteiras de produtos foram criadas a partir desses insumos. “A consequência é que o grande varejo não tem como trabalhar com esse público. Nesse cenário, nós da OneMarket criamos a Vegana Box exatamente para aproximar o consumidor das marcas que melhor atendem às suas necessidades”, explica Zanuzzo.

Sugarfree Box

Segundo uma pesquisa do publicada pelo Ministério da Saúde, o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, dado alarmante para a saúde pública e também para o setor de alimentação. “Assim como o mercado de produtos veganos, hoje quem tem alguma restrição alimentar, como os diabéticos, encontra poucas opções de produtos nas gôndolas das redes de varejo. E como também não são foco, o portfólio é bastante limitado”, comenta o CEO da OneMarket. Para ele, mesmo que algumas grandes marcas tenham opções sem açúcar em seu portfólio, ainda não é o suficiente para suprir a demanda dos consumidores.

Sobre a OneMarket

A OneMarket é uma empresa especializada em alimentação inclusiva. Tudo começou com a GlutenFree Box, para ajudar a suprir a escassez de ofertas do varejo tradicional para celíacos e, atualmente, a empresa já tem 3 outros clubes de assinatura para atender diferentes públicos: Lacfree Box, Sugarfree Box e Vegana Box. A OneMarket já recebeu duas rodadas de investimento e teve um faturamento de R$ 4,2 milhões, em 2016. Para este ano a expectativa é encerrar o período com R$ 8,6 milhões.

(Por NR-7 Comunicação) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM