A Netshoes teve prejuízo líquido de 35,2 milhões de reais no segundo trimestre, alta de 4,8 por cento sobre o resultado apurado um ano antes, informou a varejista online brasileira na noite de segunda-feira.

Apesar disso, a empresa que promoveu uma oferta pública inicial de ações em abril nos Estados Unidos, terminou junho com alta de 20,8 por cento na base de usuários cadastrados sobre um ano antes, para 20 milhões, enquanto a base de clientes ativos subiu 18 por cento, a 5,9 milhões.

A companhia afirmou que “em um contexto marcado por tendências de consumo desfavoráveis”, adotou estratégica de expandir investimentos em marketing e oferecer descontos sobre uma seleção de produtos, o que gerou ganhos em participação de mercado.

A Netshoes apurou receita líquida de 461 milhões de reais, alta de 15 por cento sobre o segundo trimestre do ano passado.

As vendas brutas no conceito GMV subiram 26 por cento no período, a 630,7 milhões de reais, impulsionadas por aumento de 25 por cento no número de pedidos faturados, afirmou a companhia.

A Netshoes terminou junho com dívida total de 365,1 milhões de reais, dos quais 31 por cento de curto prazo.

A empresa apurou caixa líquido 94,3 milhões de reais no período ante dívida líquida de 184,3 milhões no segundo trimestre de 2016.

A empresa afirmou que “com os recursos da oferta (de ações) e aproveitando o cenário de queda da taxa de juros de mercado, está otimizando seu balanço por meio da contratação de novas linhas de credito mais atrativas de longo prazo e está renegociando termos e condições dos contratos de dívida existentes”.

Em julho, a Netshoes contratou uma de linha de crédito especial com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no valor de quase 80 milhões de reais para “financiar futuras iniciativas de pesquisa e desenvolvimento tecnológicos”.

Entre as iniciativas de tecnologia está a implementação de plataforma integrada de vendas no México e na Argentina. A expectativa da Netshoes é que no final do terceiro trimestre deste ano a companhia tenha todas as lojas online no Brasil, Argentina e México integradas na mesma plataforma.

(Por Exame) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM