Pela primeira vez em seis anos, o Carrefour ultrapassou o Grupo Pão de Açúcar e se tornou a maior varejista do Brasil, em termos de faturamento. As vendas da rede cresceram 15% em 2016 em relação a 2015.

O dado faz parte da pesquisa anual do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar). O resultado é referente ao faturamento de 2016.

O avanço do Carrefour acontece por causa de uma divisão na sua rival. A partir do final de 2016, o GPA passou a divulgar os resultados da Via Varejo (Casas Bahia e Pontofrio) separadamente do segmento alimentar (marcas Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar, Extra, Mini mercado Extra e Assaí). A Via Varejo, dividida do resto do grupo, ocupa o 5º lugar no Ranking do Ibevar.

Segundo a Ibevar, 20% das vendas totais são feitas pelas 20 maiores varejistas, o que significa que o mercado é bem concentrado.

Veja a lista das 22 maiores varejistas abaixo.

 

Grupo Faturamento em 2016 Faturamento em 2015 Variação
Grupo Carrefour  R$                     49.103.325.988  R$                                 42.701.594.004 14,99%
Grupo Pão de Açucar  R$ 44.969.000.000 (faturamento apenas do segmento alimentar)  R$                                 76.933.000.000 Não se aplica
Grupo Walmart Brasil  R$                     29.409.150.946  R$                                 29.323.141.083 0,29%
Via Varejo  R$                     22.293.000.000  Resultados faziam parte do Grupo Pão de Açúcar Não se aplica
Lojas Americanas – LASA  R$                     21.400.572.000  R$                                 20.714.500.000 3,31%
Raia Drogasil  R$                     11.827.567.000  R$                                   9.424.777.000 25,49%
Grupo Boticário  R$                     11.400.000.000  R$                                 10.100.000.000 12,87%
Magazine Luiza  R$                     11.371.600.000  R$                                 10.498.300.000 8,32%
Cencosud Brasil Comercial Ltda  R$                       9.040.000.276  R$                                   9.267.780.338 -2,46%
Lojas Renner S.A  R$                       8.450.085.000  R$                                   8.073.387.000 4,67%
Drogarias DPSP  R$                       8.300.000.000  R$                                   7.000.000.000 18,57%
Makro  R$                       8.202.849.433  R$                                   7.747.897.308 5,87%
Máquina de Vendas  R$                       7.500.000.000  R$                                   8.586.232.000 -12,65%
Grupo Guararapes – Riachuelo  R$                       7.409.591.000  R$                                   7.008.367.000 5,72%
Dia Brasil Sociedade Ltda  R$                       7.162.377.000  R$                                   6.147.543.480 16,51%
Farmácias Pague Menos  R$                       5.831.574.000  R$                                   4.979.272.000 17,12%
C&A Modas Ltda  R$                       5.100.000.000  R$                                   4.551.400.000 12,05%
Irmãos Muffato & Cia Ltda  R$                       5.078.135.479  R$                                   4.095.683.945 23,99%
Companhia Zaffari Comércio E Indústria  R$                       4.958.000.000  R$                                   4.508.000.000 9,98%
Leroy Merlin  R$                       4.887.254.425  R$                                   4.665.998.567 4,74%
Casas Pernambucanas  R$                       4.797.071.000  R$                                   5.684.736.000 -15,61%
Lojas Cem  R$                       4.300.000.000  R$                                   4.500.000.000 -4,44
%

(Por Exame – Karin Salomão) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM