O Carrefour informou nesta quarta-feira que definiu a faixa de preço indicativo para a oferta inicial de ações (IPO na sigla em inglês) de suas operações no Brasil, transação que pode levantar de 4,5 bilhões a 5,6 bilhões de reais e ser a maior do tipo no país em mais de quatro anos.

A faixa de preço foi fixada entre 15 e 19 reais por ação ordinária e a operação será promovida via Atacadão, unidade de atacarejo do grupo francês no Brasil.

Segundo o topo da faixa indicativa, as operações do Carrefour no Brasil foram avaliadas em 37,6 bilhões de reais, o dobro do valor de mercado do GPA, controlado pelo arquirrival Casino. A Reuters publicou em janeiro que o Carrefour pretendia precificar o IPO com um prêmio mínimo de 25 por cento em relação ao GPA.

O IPO deverá ajudar o Carrefour no Brasil a ter musculatura financeira para enfrentar o GPA, maior rede de varejo do país.

A precificação está prevista para 18 de julho e o IPO sela a primeira fase de uma associação entre o Carrefour e o empresário brasileiro Abilio Diniz, iniciada em 2014.

Os negócios com as ações da empresa devem começar em 20 de julho na B3 sob o símbolo CRFB3. A Península Participações, empresa que reúne os investimentos da família Diniz, vai vender cerca de 91 milhões de ações do Carrefour no Brasil na oferta secundária. Um lote suplementar de 59 milhões de ações poderá ser oferecido por Diniz.

A oferta primária envolverá 205,9 milhões de novas ações, cujos recursos irão para as operações do grupo.

(Por Exame) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM