O mundo digital está mudando completamente o modo de organização das empresas. Para os usuários, a diferença entre fazer compras offline e online é cada vez menor, mas as marcas ainda sofrem com problemas para atender esses consumidores não lineares.

Matt Lawson, diretor de marketing de desempenho do Google publicou no blog da empresa um bate-bola sobre técnicas para as empresas em um mundo digital feito com John McAteer, vice-presidente de vendas, telecomunicações e varejo da companhia.

Entre as dicas, McAtter defende o a integração dos recursos para lojas digitais e físicas.  “Todos precisam colocar o cliente no centro de suas estratégias de marketing. Apesar de, historicamente, a ênfase tem sido em lojas e locais físico”, disse.

Confira as dicas do especialista do Google:

1. Use as plataformas digitais a seu favor

O uso massivo dos celulares mudou o comportamento dos usuários, diminuindo em até 60% o tráfego de pessoas nas lojas. Mas isso, segundo o especialista, está longe de ser algo ruim e deve ser visto como uma oportunidade de ouro pelos empresários.

“Agora, quando as pessoas vão a um varejo físico costumam gastar 20% a mais do que antes. Dirigido em grande parte por celular, temos compradores mais educados e que já pesquisaram em casa antes de ir às lojas”, diz.

2. Orquestre as experiências do usuário

Para o especialista, quando o consumidor inicia uma compra online e, em seguida, vai a uma loja física para ter mais informações ou ajuda de um funcionário, precisa ter experiência similar a que estava tendo na internet.

“Os profissionais de marketing precisam oferecer experiências verdadeiramente orquestradas entre os canais para encantar os consumidores e atender suas necessidades”, diz McAtter. “O consumidor quer ver na loja os itens que colocou em seus carros de compras digital”, completa.

3. O cliente tem que estar no centro da estratégia de marketing

O segredo do sucesso, segundo McAtter, é não definir as estratégias das empresas por canais, nem separar as estratégias das lojas digitais e físicas.

“Historicamente, a ênfase tem sido em lojas e locais físicos e isso fazia sentido quando a loja era o principal contato que os consumidores tinham com sua marca. Mas com a maior parte dos pontos de contato do seu cliente agora em digital e com muitas decisões de compra sendo feitas antes mesmo de entrar na loja é preciso mudar”.

4. De olho no consumidor do futuro

Para o especialista, as empresas que terão mais sucesso no futuro não linear serão as que vão atender todas as novas expectativas dos consumidores, oferecendo sempre as melhores experiências.

“As empresas que podem inovar, compreender verdadeiramente a jornada do consumidor de hoje e atender as necessidades dos consumidores em todos os pontos de contato ficarão a frente dos concorrentes”, completa.

(Por NoVarejo – Mariana Lima) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM