Pesquisa realizada pelo Cuponomia, site que reúne cupons de desconto dos principais players do comércio eletrônico do país, aponta que mais de 90% dos consumidores do e-commerce no Brasil já desistiram de compras devido ao valor da entrega dos produtos. Devido à distância dos principais centros de distribuição, os consumidores da região Nordeste sentem maior impacto no valor do frete para a entrega dos produtos. Segundo a pesquisa, 60% dos usuários do Nordeste tem maior preferência por frete grátis e 35% não fazem compras online todos os meses. Já na região Sudeste, 58% dos consumidores realizam compras até duas vezes por mês, no e-commerce.
De acordo com o levantamento, cerca de 60% dos e-consumidores do sudeste compram, em média, 2 vezes ou mais por mês. Enquanto no nordeste, esta mesma proporção costuma comprar em média 1 vez por mês ou menos em sites e-commerces.
Crescimento do mercado de cupons no Brasil e América Latina
Para economizar e compensar o valor do frete, cada vez mais consumidores adotam os cupons de descontos oferecidos pelas varejistas online. O mercado de cupons de desconto teve crescimento de 20% no último ano, em comparação a 2015, um crescimento 380% maior que o e-commerce no período. No Distrito Federal, os usuários têm um comportamento mais consciente com relação aos cupons de desconto que em outras localidades do Brasil, na capital federal a penetração dos códigos promocionais chega a ser duas vezes maior que em São Paulo.
Em 2016, o Cuponomia registrou mais de 15 milhões de cupons de descontos utilizados em compras online e foi responsável por gerar mais de R$ 500 milhões em faturamento para o e-commerce, um aumento de aproximadamente 70% em comparação a 2015.
Na América Latina, o Brasil é o país com maior número de buscas por cupons de descontos online, seguido pelo México, Argentina e Colômbia. De acordo com um levantamento realizado pelo Cuponomia, a procura por cupons cresceu 130% no país nos últimos 3 anos.
Comportamento dos usuários de cupom
Devido a alta concorrência das lojas online, o preço dos produtos no e-commerce, costumam ficar, em torno de 5% a 15% mais baratos que nas lojas físicas. Os usuários que utilizam cupom de desconto chegam a economizar em média 20% a mais por compra.
A pesquisa realizada pelo Cuponomia aponta que 80% dos consumidores do e-commerce que já usaram cupom de desconto pelo menos uma vez, voltam a pesquisar os códigos promocionais antes de fazer uma compra online. Mais de 50% desses usuários afirmam que os cupons podem motivá-los a fazer compras que não estavam planejadas.
A maioria dos e-consumidores que utiliza os cupons para conseguir economizar um pouco mais nas compras são mulheres (56%), entre 25 a 34 anos (47%), que ganham até 2 salários mínimos (50%), com ensino médio (34%) e superior completo (24%). Os estados com maior número de usuários são: São Paulo (36%), Rio de Janeiro (15%) e Minas gerais (12%).
A pesquisa com a análise do perfil e comportamento do consumidor do e-commerce, está disponível para consulta no site: www.cuponomia.com.br/pesquisas/comportamento-consumidor-ecommerce-brasil
Sobre o Cuponomia
Fundado em 2012, por Antônio Jorge Miranda e Vinicius Dornela, o Cuponomia introduziu o modelo de cupom no Brasil. Atualmente o site reúne os principais players de comércio eletrônico do país e conta com mais de 20 mil cupons em mais de 2 mil lojas parceiras. Em 2015, o Cuponomia expandiu operações para a América Latina, passando a atuar também no México, Chile e Colômbia. Em 2016 a empresa foi responsável por mais de R$ 500 milhões em venda para o varejo online.
(Por Seven Public Relations) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM