A rede paulista Enxuto Supermercados inova ao adotar o Tabloide Digital, serviço que compreende o envio personalizado de ofertas para cada cliente. Desenvolvido pela empresa GS, especialista em ciência do consumo, a ferramenta entrega duas vezes por semana 100 mil tabloides diferentes que chegam a 100 mil pessoas cadastradas nas seis lojas da rede, seguindo a base de dados dos hábitos de consumo dos shoppers.
Por meio de relatórios customizados, a rede já pode constatar que 20% do volume dos disparos estão visualizando o Tabloide Digital que receberam. Pela solução, é possível certificar-se também quem abriu o tabloide e quantos clientes foram ao supermercado e compraram os produtos ofertados.
Para atender bem e beneficiar os clientes que recebem o Tabloide Digital, o Enxuto estuda e monitora seus hábitos de compra e também fora da loja, com apoio de pesquisas. Conhecendo-os melhor, é mais fácil estabelecer um bom relacionamento. Nos pontos de venda são capturados os dados de consumo de cada cliente que passa pelo checkout, por meio do ZoOmBOX, o ecossistema de inteligência promocional desenvolvido pela própria GS. Baseadas nas funções analíticas existentes nessa solução, a rede analisa o perfil de compra do cliente para elaborar cada tabloide.
Segundo o gerente de marketing do Enxuto, Márcio Sandolin, o fornecedor torna-se um grande parceiro na realização dessas promoções. “Ele visualiza claramente o perfil de cada cliente que compra a sua marca: quando compra, frequência da compra, gastos do consumo, entre outras variáveis que provam a importância de tratar esse cliente de um jeito especial. Soluções assertivas promovem e estreitam as relações entre indústria, loja e consumidor, essenciais para o varejo ter um desempenho promissor”, afirma.
As diferenças entre as versões impressa e digital do tabloide são expressivas, como afirma a empresa GS. O impresso, distribuído aleatoriamente para uma massa, com pouca possibilidade de análise científica e distinção, representa boa parte da verba destinada ao marketing. Com o investimento 70% menor, cada tabloide impresso custa entre R$ 0,10 a R$ 0,20 contra R$ 0,03 do digital, e ainda permite monitoramento em tempo real.
“A porcentagem estabelecida para reduzir a margem de lucro ao promocionar os produtos é rapidamente compensada pelo retorno de vendas, pois o tabloide, por ser digital e segmentado, exige um investimento baixo e é mais efetivo e passível de medição. Quando analisados o custo x benefício e a efetividade, o digital possui uma performance expressivamente superior”, explica o diretor de inteligência da GS, Fernando Gibotti.
Em breve, o Tabloide Digital será enviado ao cliente pelo Facebook, WhatsApp, SMS, entre outras mídias, e acessado por meio do CPF.
(Por Revista Super Varejo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM