Em breve, os clientes da Domino’s na Alemanha e Holanda terão suas pizzas entregues não mais por alguém de moto ou bicicleta, e sim por um robô autônomo de seis rodas.

A Starship Technologies — criadora do simpático robozinho — explica que as entregas serão feitas em “cidades alemãs e holandesas selecionadas” e o cliente terá de morar a, no máximo, 1,6 quilômetro da pizzaria.

A empresa controladora da marca Domino’s formou um grupo chamado de Unidade Robótica para supervisionar o projeto. No ano passado, a Domino’s havia testado veículos autônomos na entrega de seus produtos na Austrália e Nova Zelândia, país em que também já fez uma entrega usando um drone.

“Com os nossos planos de crescimento ao longo dos próximos cinco a dez anos, simplesmente não teremos condutores suficientes para entregas se não buscarmos fazer nossa frota crescer com iniciativas como esta”, afirmou o diretor executivo da Domino’s Pizza, Don Meij, em comunicado.

PIZZAS, REFRIGERANTE E SOBREMESA

O robô, movido por uma bateria, foi projetado para operar autonomamente em calçadas (e não em ruas), e sua velocidade máxima é de pouco mais de 6km/h, carregando uma carga de até 9 quilos.

As pizzas serão transportadas em uma bolsa térmica — similar às usadas nas entregas feitas com motos — dentro de um compartimento também com isolamento térmico que é desbloqueado pelo próprio consumidor ao digitar um código que será enviado para o celular.

De acordo com a empresa, a depender do tamanho, o robô pode transportar até oito pizzas com vários acompanhamentos, como bebidas geladas ou sobremesas.

Os robôs da Starship já fazem entregas de pedidos da rede de restaurantes Just Eat em alguns pontos de Londres; e de algumas outras empresas também nos EUA, Alemanha, Suíça e Estônia.

(Por O Globo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM