A Abras divulgou a edição mais recente de seu ranking anual de supermercados (confira aqui, caso não tenha visto). Novamente, o Jornal Giro News vai além e mostra a você as principais variações dos 20 maiores supermercadistas de 2016 (todos os detalhes na imagem acima). Em taxa de crescimento, novamente destaque para as redes médias e regionais. O líder em crescimento deste ano foi o Supermercados BH, com alta de 24,75%. Em segundo lugar, o Grupo Pereira reforça seu excelente momento. O varejista, dono das bandeiras Comper, Fort Atacadista e Atacado Bate Forte, já havia liderado o ranking de crescimento do ano passado, quando viu seu faturamento
subir 33,75%. Em 2016, a alta foi de 24,63%. Em dois anos, o Grupo acumula 58,38% de alta, a despeito da crise.
Presença dos Grandes
Apesar de não estar mais figurando no topo da lista, o GPA é um dos maiores destaques do ranking. Foi o único grande varejista a figurar entre as maiores taxas de crescimento, com alta de 20,89%, o que representa R$ 7,771 bilhões. Ou seja, se somente a variação de faturamento do GPA fosse uma rede, ela ocuparia já uma posição no top 5 do ranking supermercadista. Não distante disso, impressiona também o crescimento do Carrefour, que cresceu 14,99% – um montante de R$ 6,401 bilhões.
Entradas e Saídas do Ranking
Três novas empresas apareceram este ano: Supermercado Bahamas, Companhia Sulamericana de Distribuição e Supermercado Zona Sul. Para que surgissem as novidades, saíram da lista a paranaense Condor (que não confirmou até o momento à Giro News se não revelou as informações à Abras ou se de fato sofreu queda em faturamento), a Carvalho e Fernandes Ltda., e o Grupo Y. Yamada, que enfrenta uma grave crise, conforme já noticiou o Jornal Giro News (veja aqui), e já havia registrado o pior desempenho do ranking de 2016, com uma queda de 10,84%.
(Por Giro News) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM