as novas empresas de tecnologia – as famosas startups – vem trazendo mudanças significativas para diversos setores da economia. Cientes disso, algumas grandes empresas já realizam parcerias com diversas delas. O Walmart, no entanto, foi mais além: decidiu investir na própria incubadora de startups de tecnologia, criando a Store No. 8.

Marc Lore, CEO da operações de e-commerce do Walmart, anunciou a novidade ontem, no Shop Talk, em Las Vegas. A incubadora, localizada não por acaso no Vale do Silício, pretende identificar tecnologias que possam mudar a experiência do varejo. O nome, Store No. 8, é uma referência à localização de uma loja do Walmart onde a rede costuma experimentar novos layouts, conforme explica a Bloomberg.

Este é apenas mais um passo da varejista para se manter na liderança, à frente da Amazon, importante concorrente que também não para de anunciar novidades. O próprio CEO de e-commerce, Marc Lore, é o fundador da Jet.com, startap que o Walmart comprou em setembro do ano passado.

Embora a varejista não tenha revelado o valor do investimento na nova incubadora, Lore apresentou alguns detalhes sobre o objetivo da nova empreitada. A ideia é a realização de parcerias com startups, empresas de capital e acadêmicos para promover inovação em robótica, realidades virtual e aumentada e inteligência artificial, entre outras tecnologias. A empresa também irá operar de forma independente do Walmart e do seu braço de pesquisa, a WalmartLabs, em São Francisco.

(Por NoVarejo – Laura Navajas) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM