A administradora de shopping centers BR Malls teve prejuízo líquido de 147,7 milhões de reais no quarto trimestre, revertendo resultado positivo de 40,5 milhões obtido um ano antes.

A companhia apurou geração de caixa negativa, medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) em 542 milhões de reais no período ante 236 milhões positivos no quarto trimestre de 2015. Em termos ajustados, o Ebitda do quarto trimestre foi positivo em 296,5 milhões de reais, queda de 10,4 por cento na comparação com um ano antes.

A empresa teve queda de 3,9 por cento na receita líquida, a 388,6 milhões de reais, enquanto as despesas gerais e administrativas subiram 3,4 por cento, avançando meio ponto percentual enquanto percentual da receita bruta.

O indicador de rentabilidade dos shoppings, “Noi”, ou lucro operacional, caiu 6,2 por cento no quarto trimestre, para 360,7 milhões de reais, e a margem caiu 1,8 ponto percentual, a 90,8 por cento. Porém, por metro quadrado, o Noi dos três últimos meses do ano passado foi o maior desde pelo menos o terceiro trimestre de 2013.

A companhia citou no balanço efeitos gerados “pela maior crise do varejo brasileiro” no ano passado, pressionado pela inadimplência, vacância de lojistas e descontos em valores de alugueis de espaços em seus empreendimentos. O indicador de inadimplência líquida no quarto trimestre foi de 5,5 por cento, acima dos 1,9 por cento do mesmo período de 2015.

Para 2017, a empresa acredita que poderá ficar entre os grupos do setor “mais beneficiados” pela esperada melhoria da atividade econômica do país.

A BR Malls afirmou ainda no balanço que “oportunadamente, vamos retomar a nossa trajetória de crescimento, através de aquisições, revitalizações e expansões”.

Na semana passada, a rival Multiplan divulgou queda de 38 por cento no lucro líquido do quarto trimestre..

(Por Exame) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM