O grupo varejista francês Carrefour anunciou hoje que seu lucro líquido caiu 24% em 2016, a  746 milhões de euros (US$ 787 milhões), pressionado por vendas mais fracas na Ásia e na França.

A receita totalizou 78,77 bilhões de euros no ano passado, um pouco abaixo dos 78,86 bilhões de euros de 2015. Excluindo-se efeitos cambiais e sazonais, além das vendas de gasolina, a receita líquida avançou 3,3%.

Uma série de dificuldades, incluindo concorrência mais acirrada na França, uma reestruturação na China e a crise econômica no Brasil, tem prejudicado o Carrefour nos últimos meses, com suas ações acumulando queda de 12% no ano passado.

O Carrefour também informou que vai manter seu dividendo estável em 70 centavos de euros, marcando a primeira vez que não o eleva desde 2012.

Neste ano, o Carrefour prevê que as vendas crescerão 3% a 5% a taxas de câmbio constantes.

(Por Exame) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM