A Visa Inc.(NYSE: V) anunciou hoje seus planos para acelerar a migração para a tecnologia de chip EMV com e sem contato nos Estados Unidos. A adoção dessa tecnologia de chip de interface dupla ajudará a preparar a infraestrutura de pagamentos dos EUA para a chegada dos pagamentos móveis baseados na tecnologia NFC, construindo a base necessária para a aceitação e o processamento das transações com chip realizadas no ponto-de-venda mediante assinatura ou senha pessoal.

“Incentivando os investimentos na tecnologia de chip EMV com e sem contato, aceleraremos a adoção dos pagamentos móveis e aumentaremos a interoperabilidade internacional e a segurança”, diz Jim McCarthy, líder global de produtos da Visa Inc.. “Como a tendência é que os pagamentos móveis via NFC, e outras tecnologias emergentes baseadas em chip, cresçam nos próximos anos, estamos nos mobilizando hoje para criar uma estrutura comercial capaz de acompanhar futuras oportunidades de crescimento e criar valor para todos os participantes da cadeia de pagamento.”

Além de acelerar a chegada de inovações na área de pagamentos móveis, a autenticação dinâmica viabilizada pela tecnologia de chip também deve aumentar a segurança dos pagamentos. Com a tecnologia de chip, as chances de um criminoso usar dados roubados diminuem bastante, uma vez que ela introduz valores dinâmicos a cada transação. Ainda que os dados do cartão sejam comprometidos, o criminoso não consegue usar um cartão falsificado no ponto-de-venda sem a presença dos elementos presentes unicamente no cartão original. Quando reduzimos a autenticação estática, os dados de portadores de cartão furtados pelos criminosos passam a ter um valor menor, beneficiando todos os stakeholders.

“A autenticação dinâmica é essencial para a segurança e o futuro dos pagamentos”, diz Ellen Richey, diretora de risco da Visa Inc.. “A adição de elementos dinâmicos às transações torna o roubo de dados de contas de cartões menos atraente, reduzindo os ataques aos sistemas dos estabelecimentos comerciais e fechando o cerco contra os criminosos. A migração para a tecnologia de chip adicionará uma camada de segurança importante e será uma etapa crítica de uma estratégia maior, cuja meta é o uso da autenticação em todos os mercados e canais.”

Globalmente, a Visa continuará dando suporte a vários métodos de verificação da autenticidade do portador de cartão, incluindo assinatura, senha pessoal e transações de baixo risco e valor realizadas sem assinatura. No longo prazo, a expectativa é que a implementação de novas formas dinâmicas de verificação da autenticidade do portador de cartão acabe reduzindo ou eliminando de vez os métodos de verificação estática, como assinatura e senha pessoal.

(Por Cidade Marketing) varejo, Núcleo de Estudos do varejo