A ABF – Associação Brasileira de Franchising – lançou hoje (12) um estudo que revela as 50 Maiores Marcas de Franquias no Brasil por unidades. Representante oficial do franchising brasileiro, a entidade reúne atualmente 1.300 associados que respondem por cerca de 60% do faturamento do setor. As dez maiores redes de franchising do país, segundo o estudo, são: 1º O Boticário com 3.730 unidades; 2º Subway com 2.153 unidades; 3º Cacau Show com 2.045 unidades; 4º AM PM Mini Marketing com 2.039 unidades; 5º Colchões Ortobom com 2.011 unidades; 6º McDonald’s com 1.016 unidades; 7º Jet Oil com 1.516 unidades; 8º Lubrax com 1.475 unidades; 9º Kumon com 1.375 unidades e 10º BR Mania com 1.255 unidades.
Prévia do Desempenho de 2016 e Projeções para 2017
Segundo a entidade, o faturamento do setor em 2016 deve crescer 8% em relação ao ano anterior, passando de R$ 139,593 bilhões para cerca de R$ 150 bilhões. E a projeção é que a receita em 2017 cresça de 7% a 9%. Em unidades, o setor prevê que tenha havido uma expansão de 3,1% no ano passado, atingindo 142 mil pontos de venda. Em 2016, houve uma redução de 1,1% no número de redes ante 2015 e a projeção é que ele se mantenha estável neste ano, com cerca de 3 mil marcas.
Setor de Alimentação é o Mais Representativo
Ainda segundo os dados da pesquisa, um dos mais consolidados e, individualmente, o mais representativo, o segmento Alimentação domina a lista das 50 maiores marcas de franquias no Brasil, com 36% das redes, a seguir estão os segmentos Serviços Educacionais com 18% das marcas listadas; Moda com 14% das redes, e Saúde, Beleza e Bem- Estar com 12% das marcas.
(Por Giro News) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM