A loja do Assaí em Várzea Grande, em Mato Grosso, é a primeira unidade a receber uma planta fotovoltaica, instalada em uma área de aproximadamente 2 mil m² no telhado do estacionamento. A potência instalada das 1.140 placas é de mais de 300 kWp, podendo produzir entre 11% e 15% do consumo total de energia da loja. A instalação foi feita em parceria com a GreenYellow, desenvolvedora e financiadora do projeto.

A planta fotovoltaica é alugada em longo prazo pela GreenYellow ao Assaí, garantindo redução na conta de energia. “Com este empreendimento, o Assaí se beneficiará de uma energia limpa e segura durante 20 anos, usufruindo de um desconto mensal real na conta de energia por meio de um aluguel fixo”, explica Pierre-Yves Mourgue, diretor-presidente da GreenYellow.

Segundo informações da atacadista, o Assaí já vem implementando em suas novas lojas um método construtivo que leva em consideração ganhos para o meio ambiente e visando aprimorar sua eficiência energética. “A partir dessa instalação, o Assaí dá o primeiro passo na geração fotovoltaica em grande escala, com o objetivo de contribuir para uma operação cada vez mais sustentável”, analisa Fernando Basílio, responsável por projetos estratégicos do Assaí. “Acreditamos que, com a expertise da GreenYellow, este projeto se estenderá para outras lojas da rede, acompanhando nosso projeto de expansão no Brasil”, finaliza Basílio.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM