Os shopping centers registraram crescimento de 8% nas vendas do primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que revela um levantamento divulgado pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) nesta segunda-feira (8).  Para o próximo semestre, os lojistas continuam otimistas. De acordo cm a associação, a expectativa positiva é estimulada por datas importantes do varejo, como Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, além das expansões esperadas por grandes redes varejistas e a chegada de novos empreendimentos em diferentes regiões no País.

“Este resultado não é uma grande surpresa, se levarmos em conta o constante avanço apresentado pela indústria de centros de compras nos últimos meses, o que leva as empresas do setor a realizarem constantes investimentos em novos pontos de venda, o que desencadeia em geração de empregos, vendas ainda maiores, e um varejo ativo”, afirma o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.

 

Dia dos Pais

Somente para o Dia dos Pais, os lojistas de shoppings acreditam que as vendas irão registrar alta de 8%, frente ao mesmo período de 2010. Segundo a Alshop, a expectativa é que, neste ano, o gasto médio com presentes seja de R$ 90 – valor 12,5% superior ao observado no ano passado.Na data, considerada a quinta melhor do ano para as vendas do setor, serão mais procurados os produtos da linha de vestuário – com destaque para os calçados -, eletroeletrônicos, perfumes, relógios e itens de higiene pessoal.  A possibilidade de efetuar compras a prazo também promete movimentar o comércio, que acredita que tal fato possa servir de incentivo extra aos consumidores que desejarem adquirir produtos mais caros neste período.  As promoções facilitarão esta tarefa, afinal, grande parte dos lojistas de shoppings de todo o País já iniciaram diferentes ações para atrair um público interessado em descontos.

(Por InfoMoney) Varejo, Núcleo de Estudos do varejo