A Anheuser-Busch InBev (AB InBev) anunciou hoje que fechou a venda de cinco marcas de cerveja do Leste Europeu para a japonesa Asahi Group Holdings, numa transação avaliada em 7,3 bilhões de euros (US$ 7,8 bilhões).

O acordo confere maior presença internacional à Asahi, que é uma grande produtora de cervejas no Japão, mas um pequeno concorrente no âmbito mundial, com fatia de apenas 1,2%, segundo a Euromonitor International.

Pelo acordo, a Asahi irá assumir marcas antes pertencentes à SABMiller na República Checa, Polônia, Hungria, Eslováquia e Romênia.

A AB InBev está vendendo os ativos como parte de um pacto com reguladores europeus para garantir a aprovação de sua aquisição da SABMiller. A fusão das duas gigantes do setor de cervejas foi concluída em outubro.

A Asahi fez uma parceria com fundos de private equity e outras empresas para lançar uma oferta pelas marcas da AB InBev.

Na Bolsa de Tóquio, as ações da Asahi fecharam em baixa de 4,6% nesta terça-feira, após o jornal japonês Nikkei noticiar sobre o provável negócio com a AB InBev uma hora antes do fechamento do pregão.

(Por Exame) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM