Birmingham é a segunda maior cidade da Inglaterra. Cosmopolita, abriga pessoas do mundo inteiro. No centro da cidade, prédios históricos como a incrível catedral e o prédio da prefeitura convivem com ícones da arquitetura moderna, como o prédio da biblioteca. Um desses ícones é o famoso prédio da Selfridges, importante loja de departamentos local.

Segundo o site deles, aliás, é a melhor loja de departamentos do mundo. Bem, eu não conheço tantas lojas de departamento assim, mas sei que a Selfridges é incrível. Em seus mostruários, peças de roupas de estilistas que, até então, eu só tinha visto em desfiles de moda.

Os preços, claro, são bastante salgados, não são para qualquer bolso. Ainda assim, dá para encontrar peças de renome mais acessíveis do que o imaginado. Até porque há marcas mais “em conta”. Na parte de calçados, por exemplos, um All Star de £44 (aproximadamente R$ 220) convive a poucos metros de um Jimmy Choo e um Valentino (sem o preço, aparentemente!).

Prédio
Em Birmingham, a loja faz parte do Bullring Shopping Center, único na cidade no modelo que conhecemos no Brasil. O prédio é super icônico e ganhou vários prêmios de arquitetura. Com um custo de £60 milhões (perto de R$ 250 milhões), é futurista e arrojado.

Ao todo, são 4 andares em quase 15 mil m2. As melhores marcas de roupas, calçados, perfumaria, acessórios e itens para casa estão localizadas na loja. Dá para se perder e se maravilhar.

No piso térreo, uma praça de alimentação exclusiva, além de quiosques com chocolates, balas, chás e azeites – todos de boas marcas. A loja, por si, justifica uma visita. Mesmo que só para comprar uma pequena recordação de papelaria (os diários e cadernos de receitas vendidos na Selfridges são lindos) ou ainda sentar em algum dos restaurantes da praça.

Tudo começou…
O empreendedor americano Harry Gordon Selfridge lançou a primeira loja em março de 1909, na rua Oxford, em Londres. O prédio hoje é a flagship da marca, em um prédio com 50 mil m2. A história, inclusive, ganhou uma série de televisão, a Mr. Selfridges.

No lançamento, a loja já foi considerada uma revolução no varejo. Apesar de ter sido a última das grandes lojas a ser construída, já foi inteiramente pensada para ser como é hoje. Todas as outras cresceram com o tempo, enquanto a Selfridges já nasceu grande. Foi a primeira do Reino Unido a permitir que os consumidores efetivamente tocassem seus produtos.

Depois de passar por vários donos (Harry Selfridge vendeu a loja em 1940), hoje ela pertence ao canadense W.Galen Weston. E tornou-se referência no Reino Unido em moda e luxo. E hoje a rede tem quatro lojas: a original, na rua Oxford, duas em Manchester e a de Birmingham. Além disso, dá para comprar online, inclusive de outros países (infelizmente o Brasil ainda não está na lista de lugares onde a loja faz entrega).

Em 2012, a Selfridges foi reconhecida pelo Intercontinental Group of Department Stores (IGDS, Grupo Intercontinental de Lojas de Departamento) como a melhor do mundo, título que manteve até 2014.

Confira fotos:

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(Por NoVarejo – Laura Navajas) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM