A Black Friday definitivamente caiu no gosto do brasileiro e, por isso, se consolida como uma boa oportunidade de negócios, tanto para consumidores quanto para varejistas. Como acontece perto do Natal, o dia de descontos promete alavancar as vendas para o final do ano, especialmente porque, com a crise, muitos brasileiros adiantaram suas compras. A expectativa é que o faturamento do e-commerce chegue a R$ 8,4 bilhões, no período de 15 de novembro a 24 de dezembro.
Os dados são da Ebit, que aponta também que este valor é R$ 1 bilhão maior do que o faturamento do mesmo período de 2015, o que representa um crescimento nominal de 14%. Ainda de acordo com a empresa, os pedidos devem crescer em 4,5%, com tíquete médio também em alta de 9%, chegando a R$ 458. A expectativa é que no dia da Black Friday, 25 de novembro, o faturamento chegue a R$ 2,1 bilhões.
“Muitos consumidores aproveitarão os descontos oferecidos pelo varejo na data para adiantar as compras de final de ano. A Black Friday, em um único dia, é responsável por 25% do faturamento do e-commerce para o período do Natal”, explica Pedro Guasti, CEO da Ebit.
“Com a crise, muita gente trocou o varejo físico pelo on-line em busca por melhores preços. Essa migração de consumidores será a maior responsável pelo crescimento do e-commerce em tempos de economia retraída”, completa Guasti.
A Ebit listou os produtos mais desejados pelos consumidores para as compras de Natal:
1) Celular e smartphone
2) Livros
3) TV
4) Perfume
5) Calçados: sapatos/tênis
6) Máquina de lavar roupas
7) Fogão
8) Jogos
9) Vinho
10) Cafeteira
(Por NoVarejo – Laura Navajas) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM