A rede Roldão Atacadista adotou uma nova tecnologia para aprimorar seus processos. A ACCERA DSI é uma solução que contempla a coleta e o compartilhamento de dados entre o atacado, o varejo e a indústria, que permite ao varejista receber alertas de indisponibilidade de produtos em gôndola e das possíveis causas dessa falta.

Um dos objetivos é facilitar a tomadas de decisões gerenciais – identificação de gargalos comerciais, logísticos ou operacionais, por exemplo. “Passamos a auxiliar as lojas numa boa operação, zelando pela entrega dos pedidos completos e na data, entendendo o comportamento das nossas lojas e consumidores”, explica Bernardo Barbosa Ibargoyen, gerente de Logística e Abastecimento da empresa.

Com a solução, também é possível reunir os dados de atacado e varejo em uma mesma plataforma evitando o desalinhamento de informações, colocando todos os entes da cadeia “na mesma página”.

Para Fabio Selingrin, diretor de TI do Roldão, o principal ponto do projeto é a possibilidade de gerar informação e inteligência para que a rede possa identificar e ajustar os principais pontos nas vendas ao consumo e compras do varejo, visando à satisfação do cliente e aumento das vendas. “Possuir uma ferramenta que reproduz as causas e efeitos do sell in e sell out, com visões simples e objetivas, que permitem trilhar e investigar os pontos a serem tratados, de acordo com a estratégia da empresa, é fundamental”, destaca.

Funcionamento
Segundo o estudo OSA, conduzido pela ACCERA, mais de 70% dos consumidores muda de supermercado ou de marca ao não encontrar o produto que procura na prateleira. Fora isso, a causa de 62,2% da falta de itens em gôndola foi identificada no próprio ponto de venda, associada à falta de reposição ou a estoque virtual não ajustado no inventário.

Entre outros recursos, o ACCERA DSI é capaz de indicar as principais causas da indisponibilidade de produtos nas gôndolas dos varejos. Trocando em miúdos, ao acompanhar o que o varejo dispõe na prateleira, o atacadista pode decidir melhor que produtos enviar a cada loja, melhorando o mix oferecido ao cliente final e, consequentemente, otimizando as vendas.

Por meio do ACCERA DSI, a empresa acessa dashboards, mapas e outras ferramentas de entrega de dados qualificados que possibilitam a tomada de decisões mais assertivas. A empresa garante que a solução reduz em até 50% as rupturas (falta de produtos).

Para o varejo, saber o que não está na gôndola, mas está em estoque, melhora a execução na loja (organização e reposição de itens, por exemplo).  “Adicionando a colaboração com a indústria nesse processo, ambos ganham em eficiência, pois o Roldão, por exemplo, terá um olhar voltado às multimarcas comercializadas, enquanto a indústria estará atenta ao desempenho das suas marcas”, destaca Claudia Fajuri, Diretora de Novos Negócios da ACCERA.

(Por NoVarejo – Raisa Covre) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM