A confiança do consumidor do Brasil melhorou em setembro com o avanço das expectativas e chegou ao maior nível desde o início do ano passado, de acordo com dados da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgados nesta terça-feira, dia 27/9.

Com alta de 1,3 ponto, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) chegou a 80,6 pontos em setembro, nível mais alto desde janeiro de 2015 (81,2 pontos). Enquanto o IE (Índice de Expectativas) avançou 3,2 pontos e foi a 90,1, o ISA (Índice da Situação Atual) recuou 1,3 ponto e chegou a 68,2 ponto.

“O descolamento recorde entre o ISA e IE mostra que, mesmo após seis meses de melhora gradual das expectativas, a demora para que ocorra uma efetiva recuperação do mercado de trabalho ou da situação financeira das famílias vem levando à sustentação de uma postura cautelosa por parte do consumidor”, disse Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor.

O governo vem destacando a retomada da confiança como fator decisivo no processo de recuperação econômica da forte recessão pela qual o país passa, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, vem afirmando que a melhora já está em curso.

(Por Supermercado Moderno) varejo, retail lab, ESPM, núcleo de varejo