Após uma experiência não bem-sucedida de comércio eletrônico entre 2010 e 2012, o Grupo Carrefour Braqsil relança nesta terça-feira (26/7) sua atividade de e-commerce no País. O portal Carrefour.com entra em funcionamento após dois anos de investimento da varejista em tecnologia de ponta e equipe especializada no setor. Francisco Donato – ex-Walmart.com e Magazine Luiza – comanda um time de 300 pessoas na nova unidade criada especialmente para os negócios digitais. Com o relançamento do e-commerce, a operação Brasil do Carrefour passa a ser a única no mundo que possui todos os formatos.

“O início da operação do e-commerce no Brasil reforça a nossa estratégia omnicanal. Investimos em soluções tecnológicas de alta performance e em profissionais qualificados para construirmos uma operação inovadora”, afirma Charles Desmartis, CEO do Grupo Carrefour Brasil.

Após acompanhar o passo a passo de como funciona o comércio eletrônico nas lojas Carrefour na França e na Espanha – referências no conhecimento do negócio online –  Donato, o diretor do e-commerce no Brasil, trouxe o know how europeu e fez adaptações aos consumidores brasileiros. Inicialmente o Carrefour.com irá oferecer sortimento completo em 12 categorias divididas nos universos Casa & Família, Tech & Eletrônicos, Saúde & Bem Estar e Infantil.

“Nosso foco será a Casa & Família. Nossas pesquisas revelam que a imagem do Carrefour Brasil, a nossa marca é a Casa e a Família. Vamos vender eletrônicos porque precisamos vender eletrônicos também”, explica Desmartis. Já no final de 2016, o site irá ampliar sua oferta de produtos a partir de sua operação de marketplace, abrangendo as categorias de Auto & Ferramenta, Cultura & Lazer, Moda e Petshop. “Não pretendemos ser uma Amazon, nossa operação será Slim, mas com qualidade”, ressalta Donato.

O comércio de alimentos via portal está previsto para ocorrer no próximo ano. “É natural que assim seja porque o varejo alimentar é a força enorme do Carrefour. E isso é algo pouco explorado no Brasil e nós queremos ser os protagonistas disto”, explica Donato.

Aliás, pensando no futuro próximo, a varejista também aposta na integração progressiva com as lojas físicas. Isso possibilitará que o sortimento do e-commerce possa ser acessado pelos clientes que estão no hipermercado, integrando os canais e oferecendo sortimento estendido. Segundo Donato, os clientes contarão ainda com diversas facilidades, como realizar a retirada, troca, devolução ou suporte técnico de produtos do e-commerce direto nas lojas físicas.

“Até o fim do ano queremos chegar a 30 mil itens oferecidos no Carrefour.com. Em 2017, queremos chegar a 200 mil”, revela Donato. Na primeira etapa, a operação irá atender toda a região Sudeste do Brasil. “Primeiro vamos acompanhar a performance da operação no Sudeste e gradualmente vamos expandir para as regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, respectivamente. Isso será nos próximos meses”, completa Donato.

De acordo com executivo, o objetivo do e-commerce é estreitar a relação com o consumidor. E mais do que isso, facilitar a vida dele ao entrar no portal da varejista. “Para isso, criamos um jeito diferente e muito próprio de navegação, que chamamos de navegação humana para o consumidor chegar naturalmente ao que ele deseja. Não queremos que ele fique adivinhando e perdendo tempo”, avisa o diretor do e-commerce.

O Carrefour.com conta com um Centro de Distribuição exclusivo em Embu das Artes (SP). Progressivamente, irá compartilhar dos centros de distribuição das lojas físicas. Além do sortimento próprio, o modelo de negócio via marketplace irá conferir capacidade de multiplicação da oferta, reduzindo a demanda por estrutura e capital próprios.

“O futuro do varejo no mundo é esse. Nos Estados Unidos, o e-commerce é avançado e nosso desafio no País é enorme e temos que estar preparados para isso”, conclui Desmartis.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM