Nesta semana, divulgamos o indicador da FecomercioSP que mostrou que os níveis de estoque do varejo paulista ainda segue alto. O excesso de estoques é um grande problema do setor, porque representa dinheiro parado e, caso não seja escoada, é prejuízo na certa. Isso porque, para renovar o mix de produtos, o lojista terá de reduzir o preço dos produtos parados para conseguir vendê-los. Com isso, ele diminui as margens e o lucro é menor.

Enfim, um problemão. Mas o Grupo PiggyPeg, uma holding de aplicativos com foco em solucionar problemas do varejo, decidiu unir essa necessidade de escoamento do varejo, com o comportamento mais cauteloso do consumidor em tempos de crise e criou o aplicativo Share to Win.

O app seleciona e compra em grandes lotes os estoques em excesso das empresas. Mas apenas produtos que interessam aos usuários. Os produtos são
oferecidos com grandes descontos. Mas apenas um por dia. Todo dia há oferta de um produto diferente.

A empresa compra o estoque, paga adiantado ao lojista e retira no local os produtos. Os consumidores, por sua vez, precisam baixar o app, fazer o cadastro, compartilhar a oferta de interessa nas redes sociais para, assim, concluir a compra.

Um exemplo: em um determinado dia, a empresa vendeu em 8 segundos um estoque de 50 aparelhos de TVs de 32 polegadas, cujo preço de mercado é em torno de R$ 1290,00 e foi vendido a R$ 129.

(Por NoVarejo – Camila Mendonça) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM