A Mastercard anunciou hoje (14) a nova estratégia para o seu meio de pagamento, o Masterpass. Se antes a tecnologia funcionava nos moldes de uma carteira digital (disponível apenas para tablet e smartphone), agora trata-se de uma plataforma para comércio 100% digital, customizável para o parceiro interessado pelo serviço e disponível em diferentes dispositivos.
Em linhas gerais, a empresa se conecta a plataforma da Masterpass e informa quais meios de pagamento gostaria de oferecer ao consumidor. Os pagamentos passam pela plataforma e são encaminhados à empresa que vendeu ou prestou um serviço. Um dos diferenciais é que o Masterpass funcionava como uma carteira e era restrito a alguns dispositivos. Agora, a oferta de meio de pagamento é mais ampla. Apenas para efeito de comparação, nos EUA, a tecnologia já permite que pagamentos sejam feitos por meio de geladeiras e relógios inteligentes.
O Masterpass está atualmente disponível em centenas de milhares de estabelecimentos online ou em aplicativos, incluindo Firehouse Subs, Masabi, MLB.com e MLBShop.com, Office Depot e ParkMobile, localizados nos Estados Unidos. Os consumidores vão poder usar o Masterpass em mais de cinco milhões de estabelecimentos comerciais em 77 países que aceitam pagamentos incluindo BJ’s Wholesale Club. A funcionalidade de pagamento sem contato estará disponível em um primeiro momento para aparelhos Android nos Estados Unidos.
“Com bilhões de portadores de cartões no mundo, estamos trabalhando com nossos emissores para garantir a entrega de uma base digital que atenda às expectativas dos consumidores quanto a uma experiência familiar e segura de pagamento tanto hoje quanto no futuro”, explica Craig Vosburg, presidente para a América do Norte.
(Por NoVarejo – Editor NV) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM