Lançado esta semana, o projeto Reutilizar #praserfeliz, do Pão de Açúcar, foi inspirado na busca dos consumidores por hábitos mais saudáveis esustentáveis. Além da venda de produtos à granel, a varejista vai incentivar o reuso de embalagens. O piloto ocorre na loja da avenida Ricardo Jafet, em São Paulo. A unidade conta com uma estrutura que, inicialmente, venderá 40 tipos de produtos a granel, entre grãos, sementes, cereais, chocolate, chás, além de pimentas, amendoins, sal do himalaia e frutas desidratadas.

Os produtos ficam armazenados em dispensers gravitacionais que funcionam no sistema “First In, First Out”, ou seja, os itens que entram primeiro saem primeiro, garantido sua qualidade e frescor. Colaboradores da loja foram treinados para operar o equipamento e ajudar os clientes na escolha e quantidade desejada. Os clientes também poderão levar para a loja embalagens de casa, como potes, latas e cartonados ou adquirir um pote de vidro reutilizável do projeto no ato da compra (são quatro tamanhos, que vão de 240 ml – R$ 4,99 –  a  810 ml – R$ 9,99).

Expansão
Até o final deste ano, o portfólio a granel deve aumentar para 60 itens. Outro objetivo da rede é nos próximos meses levar o projeto para outras capitais e lojas da cidade de São Paulo.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM