De janeiro a abril deste ano, 14,3 mil pontos de venda do varejo de alimentos fecharam as portas no País, segundo estudo da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). O número corresponde a uma alta de quase 600% em relação ao mesmo período de 2015, quando foram fechadas 2,4 mil lojas. O estudo engloba supermercados, hipermercados, mercadinhos e demais estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios, bebidas e fumo. Os dados não incluem restaurantes e bares.
O fechamento das lojas está diretamente relacionado àcrise econômica. “Já havia uma retração na demanda dos consumidores causada pela recessão profunda e prolongada. A alta dos preços contribuiu para aumentar o recuo nas vendas neste período, acentuando o ritmo de fechamento de pontos de venda”, afirma o economista da CNC, Fabio Bentes.
Divisão por porte e Estado
Os estabelecimentos de médio porte foram os que mais fecharam unidades nos primeiros quatro meses deste ano: ao todo foram 6 mil. Os pequenos encerraram 4,6 mil empreendimentos, enquanto os médios, 3,2 mil. O Estado de São Paulo liderou o número de fechamentos, com 4,1 mil encerramentos, seguido por Paraná (-1,6 mil) e Minas Gerais (-1,5 mil).
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM