O grupo francês Danone anunciou nesta quinta-feira que deseja assumir a liderança mundial da alimentação orgânica com a compra da empresa americana WhiteWave Foods, sua maior aquisição em 10 anos.
A empresa americana comercializa produtos orgânicos, alternativas vegetais ao leite e ao iogurte, produtos frescos, entre outros, por meio de marcas como Silk, Horizon Organic ou Earthbound Farm, e tem 5.500 funcionários.
A operação, “totalmente amistosa”, foi anunciada nesta quinta-feira pela Danone e deixa o valor da WhiteWave Foods em 12,5 bilhões de dólares.
A ação da Danone passou a operar em alta na Bolsa de Paris após o anúncio.
A transação, que será financiada na íntegra com base na dívida, permitirá a Danone “duplicar seu tamanho nos Estados Unidos”, afirmou Emmanuel Faber, CEO da empresa francesa.
“Nossa perfeita complementaridade nos permitirá criar um líder mundial orgânico, com um posicionamento único”, disse Faber.
A Danone prevê a conclusão da operação até o fim do ano e propôs a compra da WhiteWave Foods por 56,25 dólares por ação, com pagamento total em dinheiro.
A oferta representa uma valorização de quase 24% me relação ao preço médio de fechamento das 30 últimas sessões na Bolsa.
A Danone propõe desembolsar 9,95 bilhões de dólares pelo capital da WhiteWave Foods, aos quais serão adicionados a dívida e certos passivos do grupo americano, que em 2015 registrou um volume de negócios de 4 bilhões de dólares, 85% nos Estados Unidos e 15% na Europa.
Desde que entrou na Bolsa em 2012, as vendas da WhiteWave registraram uma taxa média de crescimento anual de 19%, destacou a Danone.
A operação já foi aprovada pelos conselhos de administração das empresas, mas ainda precisa receber o aval dos acionistas da WhiteWave Foods e das autoridades reguladoras.
Faber disse que da parte das autoridades reguladoras não espera dificuldades substanciais, nem na França, nem nos Estados Unidos.
(Por Exame) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM