O movimento dos consumidores nas lojas apresentou o pior resultado desde que a Serasa Experian começou a mensurar esse fluxo. Indicador da instituição divulgado hoje (06) mostrou que esse movimento caiu 8,3% no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior – o pior resultado desde 2002, período da “crise do apagão” e quando o movimento dos consumidores caiu 6,9% no semestre.

Segundo a Serasa, “a forte retração da atividade varejista no primeiro semestre de 2016 é explicada pela continuidade da elevação da taxa de desemprego do país, pelo grau deprimido dos níveis de confiança do consumidor como também pelas condições mais restritivas do crediário”.

Entre os segmentos, quem sofreu mais foi o de Veículos, motos e peças, que registrou recuo de 17%. Em seguida, aparece o segmento de Lojas de Tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com queda de 13,9%. As lojas de Móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática apresentaram queda de 13,3% no período.

As lojas de Material de construção (-6,4%) e de Supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-7,5%) registraram quedas menores. Apenas o segmento de Combustíveis e lubrificantes conseguiu encerrar o primeiro semestre com alta, de 4,3%, em relação ao primeiro semestre do ano passado.

(Por NoVarejo – Camila Mendonça) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM