A China, considerado um dos mercados de varejo mais dinâmicos do mundo, ocupa a primeira posição do Índice de Desenvolvimento do Varejo Global (GRDI, na sigla em inglês) 2016, de acordo com um relatório divulgado pela A.T. Kearney, intitulado “Expansão do varejo global em uma encruzilhada”. O alto potencial de mercado, crescimento rápido, melhor ambiente regulamentar e facilidade de fazer negócios da Índia levou o país à segunda posição nos rankings.

Já o Brasil ocupa a 20ª posição, já que o mercado em expansão sofreu, recentemente, o impacto da deterioração crescente das condições políticas e econômicas.

De acordo com os analistas do estudo, os varejistas na América Latina estão se adaptando ao ajustar os formatos das lojas nas grandes cidades, investir em promoções e buscar mercados relativamente inexplorados com crescimento constante do PIB, como o Paraguai (nº 25) e República Dominicana (nº 17).

México e Chile saíram das posições de destaque do GRDI devido à saturação do mercado. Já o Peru (nº 9) passou a ocupar o “top 10”, impulsionado pelo estímulo do livre comércio e um crescimento estável, como os varejistas expandindo-se para bairros emergentes e cidades secundárias.

O GRDI classifica os 30 principais países em desenvolvimento para o investimento mundial em varejo.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM