O número de vezes que os consumidores realizam compras no mês apresentou queda de 9,2%, caindo de 6,3 para 5,7. Porém, o ticket médio cresceu de R$ 74,00 para R$ 80,00, um percentual de 8%. Os dados foram apurados pela Netpoints, programa de fidelidade focado no varejo.  A pesquisa foi realizada com 12 redes de supermercados do País, com mais de 16 milhões de clientes e analisou a variação de consumo nos últimos 12 meses.

“Os clientes mais fiéis das principais redes de supermercados pesquisadas reduziram a frequência, mas gastaram mais a cada ida. Isso prova que as estratégias para aumentar o ticket em cada visita são fundamentais para o varejo, principalmente em um momento economicamente desafiador”, explica Carlos Formigari, presidente da Netpoints.

Carne bovina

Outro resultado apontado na pesquisa Netpoints foi que dentro da categoria carne bovina, os consumidores aumentaram os gastos com carnes mais baratas (preço médio abaixo de R$ 20,00/kg) contra as chamadas carnes de primeira como maminha, picanha, filé mignon e contra filé.

Nos últimos 12 meses, notou-se ainda o aumento da participação de carne suína, embalados aves e embalados frios nos carrinhos. Segundo analistas da pesquisa, os produtos com alta de vendas são opções mais baratas e indicam ainda, que as pessoas têm realizado cada vez mais refeições em casa, já que foi observado o crescimento da compra da categoria de frios e pães, que representam a substituição do jantar por um lanche, que é mais econômico.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM