O mote da homenagem se deu pelo grau de excelência em Desempenho de Jornalismo Temático em Comunicação. A estudante e presidente do Centro Acadêmico 4 de Dezembro (CA4D), Camila Franco Donato, foi quem entregou os certificados ao fundador e editor do jornal e presidente do Conselho Deliberativo da ESPM, Armando Ferrentini, e ao diretor de redação da publicação, Marcello Queiroz. “Trata-se de uma homenagem a uma história de muitas vidas. São pessoas que deram tudo de si para fazer o jornal, provando que um trabalho de qualidade é fruto do trabalho de muita gente”, afirmou emocionado Ferrentini.

Queiroz, tão emocionado quanto, falou da simbologia da homenagem: “É uma honra estar junto do Armando Ferrentini, um ícone do jornalismo publicitário, e receber uma homenagem da ESPM, que é um ícone da educação e do ensino”.

Ferrentini ainda lembrou das diversas fases do jornal, passando pelo início da trajetória, como coluna Asterisco, do jornal Diário Popular, até a última grande mudança, quando, em setembro de 2015, passou a ser um tabloide, abandonando o padrão standard. “Quando eu comecei a fazer a coluna Asterisco, as poucas pessoas que falavam de marketing não sabiam como se pronunciava exatamente a palavra”, colocou.

Ele também lembrou de seus primeiros contatos com a Escola e, em especial, com a figura do ex-presidente Otto Scherb. “Devo muito à Escola. É uma relação de amor e dedicação, e, por isso, eu me dedico muito à ESPM”, declarou.

O presidente da ESPM, J. Roberto Whitaker Penteado, falou da homenagem ao jornal. “Eu vejo um aspecto merecedor, com um certo gancho bem publicitário. Esta homenagem é uma boa ideia”, brincou.

Após a outorga e fixação das medalhas a Ferrentini e a Queiroz, feita pelo presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica, Dom Galdino Cocchiaro, os presentes foram convidados para um almoço oferecido pela ESPM. Além dos já citados, participaram os membros do Propmark: os editores Neusa Spaulucci, Kelly Dores, Alê Oliveira, Adunias Luz e Cristiane Marsola e o diretor comercial Renato Resston. E, pela ESPM, o vice-presidente corporativo, Emmanuel Publio Dias (mestre de cerimônias); o vice-presidente de marketing e comunicação, José Francisco Queiroz; a vice-presidente administrativo-financeira, Elisabeth Dau Corrêa; o vice-presidente acadêmico, Alexandre Gracioso; o diretor do Instituto Cultural ESPM, Geraldo Alonso; a diretora de soluções empresariais, Célia Marcondes Ferraz; o diretor do CEDOC-ESPM, Nelson Gomes; e o diretor-geral de graduação da ESPM-SP, Luiz Fernando Garcia.

(Por +ESPM) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM