O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela uma queda média de 12,7% no movimento de vendas do comércio varejista da capital paulista no primeiro quadrimestre de 2016, sobre o mesmo período de 2015. Separadamente, o setor apresentou recuos de 8,8% nas vendas a prazo e de 16,6% nas comercializações à vista.

Já no mês de abril, o varejo paulistano apresentou queda média de 8,4% em relação a abril do ano passado, sendo que os recuos foram de 1,3% nas transações a prazo e de 15,4% nas vendas à vista. Abril de 2016 contou com um dia útil a mais – sem isso, a queda teria sido mais forte.

Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), ressalta que os saldos negativos se devem à atual situação econômica dos consumidores e do País. E acrescenta outros fatores.

“As vendas de bens não-duráveis, comercializados principalmente à vista, caíram mais do que as vendas a prazo por causa do calor insistente e atípico que tomou conta da cidade em abril, o que impediu que a moda outono-inverno tomasse as vitrines e araras das lojas e, assim, prejudicou significativamente os segmentos de calçados e vestuários”, comenta Burti.

“Já a falta de confiança do consumidor, de modo geral, explica o declínio dos bens duráveis, já que as pessoas estão inseguras – ou simplesmente não têm dinheiro – para comprar itens de maior valor a prazo”, acrescenta.

Ainda na avaliação do presidente da ACSP, as quedas menores nos bens duráveis podem ser explicadas pelo alongamento dos prazos de financiamento. O comércio varejista, sobretudo as grandes redes, tem optado por parcelar eletrônicos, móveis e eletrodomésticos em mais vezes para atrair o consumidor.

Comparação mensal

Em relação a março de 2016, os resultados do varejo em abril foram similares, com contração média de 8,3% (-2,2% a prazo e -14,4% à vista). Abril teve um dia útil a menos. Não fosse isso, as vendas a prazo poderiam inclusive ter apresentado ligeira alta.

O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado a partir de amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM