O cenário econômico do país transformou os hábitos de compra do brasileiro. A alta da inflação comprometeu as finanças dos cidadãos, e a renda caiu 6,4% em 2015 no comparativo com o ano anterior. Segundo dados do Consumer Insights, estudo elaborado pela Kantar Worldpanel e que acaba de ser divulgado, houve, em média, quatro visitas a menos aos pontos de venda no ano de 2015 contra 2014.

O cenário de recessão fez com que todas as regiões diminuíssem as visitas ao ponto de venda, o que aconteceu de forma mais intensa nas regiões metropolitanas de São Paulo, com redução de sete idas ao PDV, e no Rio de Janeiro, com redução de seis idas.

As diferentes classes sociais estão sendo impactadas por esse cenário, como aponta o estudo. A classe AB começou a diminuir os gastos no último ano no comparativo com 2014, comprando 3% menos unidades por viagem. Já a classe DE reduziu em maior intensidade as idas ao ponto de venda (queda de cinco visitas), mas mantiveram positivas em 5% as unidades por viagem.

Entre os canais, o atacarejo registrou aumento de 26% nas unidades vendidas entre 2014 e 2015 e foi o único canal que cresceu, à frente de farmácias e hipermercados. O estudo mostra ainda que as famílias compram 50% mais categorias no atacarejo no comparativo com os hipermercados, sendo que o consumo médio por ato de compra é 85% maior.

(Por Super Varejo) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM