De acordo com levantamento da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), as medidas macroprudenciais de restrição ao crédito, adotadas pelo governo, tiveram forte impacto no faturamento do comércio varejista em maio. Conclusão, o faturamento dos varejistas caiu 3,8% em maio na Região Metropolitana de São Paulo na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Essa é a terceira queda seguida. Em abril, havia sido de 2,2% e, em março, de 7,3%.

Pela primeira vez em 22 meses, o faturamento do setor ficou no vermelho no acumulado do ano (-0,4%), segundo a Fecomercio. A retração nas vendas em maio foi puxada, principalmente, pelo desempenho negativo das lojas de material de construção (-29,4%), de eletrodomésticos e eletroeletrônicos (-22,6%) e de móveis e decorações (-19,3%).

A Fecomercio, entretanto, destaca que deve ser considerada a elevada base comparativa de maio de 2010, cuja venda foi alavancada pela procura de eletroeletrônicos devido à Copa do Mundo.

(Por Folha de São Paulo)