A Gaurarapes, detentora da Lojas Riachuelo, informou que encerrou 2015 com queda de 27,1%$ no lucro líquido, de R$ 480 milhões para R$ 350,2 milhões. Contribuiu para o resultado a queda de 17,1% no lucro líquido do último trimestre da empresa.

A queda veio mesmo com aumento de 8,5% na receita líquida de mercadorias. Contudo, houve retração de 0,5% nas vendas das operações com mais de um ano de atividade. Considerando o quarto trimestre, as vendas em mesmas lojas caíram 3,1%.

Mais uma vez a rede utilizou o ritmo ruim da economia como justificativa para o mau desempenho da companhia, principalmente no que tange ao estoque. Contudo, a emprsa reagiu e fez ajustes, segundo explicou em relatório.

“O elevado nível de estoque que persistia ao final do terceiro trimestre estimulou a companhia a manter o forte patamar de demarcações durante os meses de outubro e novembro. A deterioração do cenário macroeconômico e o baixo desempenho do setor continuaram dificultando a reação das vendas, porém, as ações tomadas fizeram com que o nível do estoque recuasse para os patamares de 2013 e contribuíram de forma positiva para uma melhora significativa do ciclo financeiro e geração de caixa do grupo”, explicou.

Além da redução do nível de estoque, a empresa aumentou os prazos de pagamentos junto aos fornecedores nacionais e internacionais e reduziu os volumes de empréstimos pessoal e de cartões bandeira concedidos aos clientes.

Ao longo do ano, a Guararapes inaugurou 28 lojas da marca Riachuelo. Ao todo, são 285 lojas da marca. “O processo de expansão reflete o objetivo da Riachuelo de conquistar novos mercados e consolidar suas posições regionais por meio da inauguração e remodelação de unidades”, explicou a varejista.

A financeira da varejista, a Midway, por sua vez, apresentou alta de 9,7% no lucro líquido em 2015, para R$ 207 milhões. Apesar do aumento do lucro, o braço financeiro da varejista apresentou aumento das despesas operacionais – uma alta de 30,4%, totalizando R$ 314,7 milhões.

(Por NoVarejo – Escrito por  Camila Mendonça) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM