Apesar do crescimento registrado nos últimos meses, em janeiro o e-commerce diminuiu 1,1% em comparação ao mesmo período de 2015. Pela primeira vez, em toda a série histórica do SpendingPulse, relatório mensal da MasterCard sobre o varejo, as vendas online atingiram patamar negativo abaixo da média dos últimos três meses, que foi de 6,7%.

Os setores de artigos farmacêuticos e de móveis tiveram desempenho superior à média do canal de distribuição, enquanto os setores de eletrônicos, hobby & livraria e vestuários ficaram abaixo do crescimento do canal.

“A perspectiva para os próximos meses não é favorável para o comércio varejista brasileiro impulsionado pelo aumento da taxa de desemprego, inadimplência e pressões inflacionarias que reduz o poder de compra dos consumidores em vários setores econômico” , analisou em nota Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica na MasterCard Advisors.

Em termos de regiões, Norte (–9,9%) e Sudeste (–9,9%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Nordeste (–10,7%), Sul (–12,1%) e Centro Oeste (–11,4%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

(Por NoVarejo – Escrito por  Danilo Barba) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM