O Carrefour e o Casino, dono do GPA (Grupo Pão de Açúcar), perderam posições no ranking das maiores empresas globais de varejo, elaborado anualmente pela consultoria Deloitte Touche Tohmatsu. A primeira saiu da 3ª para a 6ª colocação, enquanto a segunda, caiu do 13º para 15º lugar.

Segundo a consultoria, a desvalorização do real diminuiu o peso do Brasil nas vendas mundiais dessas redes. O País responde por 35% da receita do Casino e é o segundo maior mercado para o Carrefour.

Na maioria dos países emergentes, o relatório destaca a perda de valor das moedas e a piora do quadro econômico geral.”O resultado final tem sido uma desaceleração substancial do crescimento em muitos países com algum mergulho na recessão, como é o caso do Brasil e da Rússia. E o crescimento mais lento é evidente em diversos mercados emergentes, como Turquia, África do Sul, México e Indonésia”, afirma Reynaldo Saad, sócio da Deloitte.

No varejo Mundial

Conforme o levantamento, o varejo mundial cresceu 4,3% no ano fiscal terminado em junho de 2015, atingindo receita liquida de US$ 4,5 trilhões. No mesmo período de 2014, a alta havia sido de 4,1%. É um ritmo de crescimento bom, mas ainda abaixo do que se viu entre 2011 e 2012, quando o varejo crescia em média 5% ao ano por conta da força dos consumidores da China. No Brasil, receita do varejo no mesmo período cresceu 4,2% nominal, segundo o IBGE. Quando deflacionada, houve retação de 4,7%.

De acordo com a Deloitte, a margem de lucro líquido das redes no mundo passou de 3,1% para 3,4% entre 2013 e 2014, e caiu 2,8% no ano passado.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM