As vendas reais – descontada a inflação medida pelo IPCA – dos supermercados no Brasil caíram 1,9% em 2015 em relação ao ano anterior. A informação foi divulgada ontem pela Abras (Associação Brasileira dos Supermercados). A queda anual nas vendas foi a primeira desde 2007, quando o recuo foi de 1,59%.
No mês de dezembro, o setor supermercadista teve retração real de 4,39% na comparação com o mesmo mês de 2014. Na comparação com novembro, houve alta de 24,17% nas vendas reais.
Em valores nominais, as vendas dos supermercados tiveram alta de 25,37% em dezembro na comparação com novembro. Já em relação ao mesmo período de 2014, houve crescimento de 5,81%. No acumulado do ano, por sua vez, as vendas nominais cresceram 6,95%.
Para 2016, a expectativa da associação é de que as vendas reais tenham recuo de 1,8%, valor um pouco abaixo do registrado no ano passado.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM