Dois mil e quinze marcou um novo recorde de vendas para a indústria de smartphones, com 1,44 bilhão de unidades entregues em comparação com os 1,28 bilhão do ano anterior. Entretanto, o mercado caminha com certa dificuldade, ao ponto de o último trimestre de 2015 ter batido um recorde negativo: o de menor crescimento na história do setor.

Dados da Strategy Analytics revelam que nos últimos três meses de 2015 foram vendidos 404,5 milhões de smartphones pelo mundo. Isso significa um crescimento de apenas 6% em relação aos 380,1 milhões de 2014. Assim, embora a alta anual de 12% represente um recorde, os números trimestrais deixam claro que o mercado está desacelerando.

Dois motivos são apontados pela consultoria para esse cenário: o amadurecimento de mercados importantes como a China e as preocupações dos consumidores diante da situação econômica global.

Quem mais vendeu no período foi a Samsung, que, indo dos 74,5 milhões aos 81,3 milhões de aparelhos entregues, teve alta de 9%. A Apple vem depois com 74,8 milhões, seguida pela Huawei com 32,6 milhões, Lenovo-Motorola (20,2 mi) e Xiaomi (19,5 mi).

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM