O ano de 2015 contabilizou o maior número de fechamento de empresas em mais de uma década. De janeiro a outubro do ano passado, 302,7 mil firmas deram baixa em seus registros nas juntas comerciais. Mesmo sem os dados do último trimestre, esse é o contingente mais alto da série publicada pela SMPE (Secretaria da Micro e Pequena Empresa), iniciada em 2000.

O total de companhias fechadas representou 77,9% do universo de 388,5 mil empresas abertas no mesmo período de 2015. Embora a quantidade de novas firmas ainda supere a de fechamentos, tal relação já foi mais favorável à expansão do empreendedorismo. Em 2010, por exemplo, 617,9 mil empresas foram criadas.

Para Joseph Couri, presidente do Simpi-SP (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo), que encomendou a pesquisa, a falta de crédito e a alta dos custos de produção são os principais responsáveis pelo avanço do indicador.

“As empresas tiveram uma redução muito grande de suas receitas e ao mesmo tempo os custos subiram”, comenta Flávio Calife, economista da Boa Vista. Pelos dados da administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), os pedidos de recuperação judicial cresceram 51% em 2015 na comparação com o ano anterior. Os pedidos de falência, por sua vez, avançaram 16,4% no mesmo período.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM