Duas lojas da rede Savegnago, que tem atuação forte no interior de São Paulo, tem agora a tecnologia do self-checkout. Na prática, o consumidor consegue pagar por suas compras sem a necessidade de um atendente.
O sistema implantado, da Consinco, desenvolvedora de sistemas de gestão corporativa, permite reduzir o tempo das filas em até 30%, segundo a fornecedora. Funciona assim: o cliente pesa os produtos, passa os itens pelo leitor de códigos de barra, fecha a compra e efetua o pagamento.
O sistema de autoatendimento está implantado na loja na Avenida Maurílio Biagi, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo; e a nova loja da rede na cidade de São Carlos, também em São Paulo.
Por ser mais compacto, o terminal permite maior aproveitamento de espaço. Segundo a fornecedora, três self-checkouts podem ser instalados no espaço de um caixa tradicional, o que na prática significa atender até três clientes no tempo em que apenas um seria atendido.
(Por NoVarejo – Escrito por Camila Mendonça) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM