A BTG Pactual Participation informou que os fundadores da rede de lojas Seller apresentaram pedido judicial de falência da Lojas Leader, de acordo com comunicado na noite de sexta-feira.

O pedido refere-se ao atraso no pagamento de parcela relacionada com a venda da Seller para a Leader em 2013.

“A Leader esclareceu que já discutia valores pleiteados pelos vendedores da Seller no âmbito da alienação desta para a Leader, em virtude, dentre outros motivos, de inconformidades patrimoniais e contábeis da Seller verificadas quando da conclusão da referida alienação”, disse a BTG Participation em comunicado ao mercado.

De acordo com a BTG Pactual Participation, a Leader informou que, embora não tenha sido oficialmente notificada, está estudando as medidas a serem adotadas, sem dar mais detalhes.

Focada em cama, mesa e banho, a Seller tem mais de 50 lojas espalhadas por cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Em 2013, a rede Seller passou a compor o grupo Leader e, com a incorporação, passou a ter 165 Lojas em 10 Estados.

O pedido de falência ocorre em um momento em que o BTG Pactual enfrenta uma crise de confiança provocada pela prisão de seu fundador André Esteves, em novembro. A Lojas Leader também passa por momento de alto endividamento, segundo analistas.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM