Em relatório divulgado nesta terça-feira, o Grupo Pão de Açúcar anunciou que o segmento alimentar teve um crescimento de 6,7% no quarto trimestre de 2015, com recuperação de fluxo de clientes em todas as bandeiras. No período, a receita líquida total do grupo atingiu R$ 19,7 bilhões.
O desempenho do segmento alimentar, segundo o GPA, “reforça a estratégia multiformato do grupo, alinhada com as mudanças no hábito de compra dos consumidores, resultando em um maior equilíbrio do portfólio de negócios”.
No relatório, o GPA destacou a expansão dos formatos de maior retorno, com 25 inaugurações no trimestre e 118 novas lojas em 2015.
A bandeira Assaí teve crescimento de vendas de 27,8% no período. Segundo o relatório, este é o mais forte crescimento trimestral registrado no ano.
Investimentos
No relatório do quarto trimestre, o GPA afirma que os investimentos em reformas de lojas atingiram o maior nível dos últimos 3 anos. “As modernizações ocorreram em todas as bandeiras do segmento alimentar, com mais profundidade na bandeira Extra, alcançando 25% das vendas dessa bandeira em 2015, com significativo diferencial de crescimento”, aponta o relatório. Até o final de 2016, as reformas da bandeira Extra devem alcançar 50% das vendas, segundo o grupo.
Para 2016, o GPA afirma que continuará focado “na competitividade com objetivo de continuidade dos ganhos de market share observados em 2015, sustentado por eficiência operacional e expansão dos formatos de maior retorno”.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM