O comércio eletrônico no Brasil terá em 2016 um crescimento de 18% em comparação ao ano passado, chegando a um faturamento de R$ 56,8 bilhões, de acordo com expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Para a entidade, os brasileiros tendem a comprar mais produtos pela internet, porém com tíquete médio menor em relação a 2015. Em volume, o mercado deve registrar 190,9 milhões de pedidos nas lojas virtuais, um crescimento de 22,8% na comparação anual. Já o valor médio por compra deverá recuar 3,9%, para R$ 298, segundo a ABComm.

Na avaliação da entidade, as facilidades oferecidas pelas empresas de e-commerce, como promoções e preços baixos, continuarão como atrativos para os consumidores  em 2016. No ano passado, o comércio eletrônico cresceu 22% em relação ao ano anterior, atingindo um faturamento de R$ 48,2 bilhões. O ano fechou com 155,5 milhões de pedidos e um tíquete médio de R$ 310.

A entidade também estima que, neste ano, as compras por dispositivos móveis representem 30% do total de pedidos feitos (ante 20% em 2015), consolidando a tecnologia nos principais varejistas brasileiros.

(Por O Negócio do Varejo) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM